Como economizar na volta as aulas

O início do ano acaba sendo sempre apertado para pais e alunos, são muitas taxas, impostos e custos extras que começam já em janeiro e fevereiro. Em um momento delicado como o que vivemos atualmente no país, se faz necessário ser criativo para reduzir custos e flexibilizar gastos inevitáveis na volta as aulas.

Neste artigo vamos passar algumas dicas para que você consiga reduzir custos e economizar o máximo possível sem desperdiçar dinheiro com materiais já adquiridos em anos anteriores ou em materiais chamados de “luxo”.

Recicle o que você já possui

Embora a lista escolar seja entregue aos pais anualmente, boa parte dela pode ser “reciclada” de anos anteriores, mas não só os materiais de uso e consumo como canetas, lápis, tinta, etc, também deve-se lembrar do uniforme escolar do ano anterior, muitas vezes basta um remendinho aqui e um conserto ali para economizar uma boa quantia com o uniforme para o próximo ano.

Mais de 1 filho? Compre em atacados

Para pais que possuem mais de 1 filho, uma boa dica é partir para o atacado, a diferença entre compras para consumidor final e atacadistas podem chegar até 50% em determinados produtos. E até mesmo os pais de apenas 1 filho podem ser criativos e se organizarem com amigos para adquirem juntos os materiais de seus filhos em um mesmo pedido.

Evite materiais de luxo

Materiais de luxo são aqueles com personagens, estilizados ou em edições especiais que todas as crianças gostam, mas que costumam custar muito mais caro.

Uma boa dica é incentivar a criança a participar das compras e explicar a diferença do preço entre os materiais para evitar reclamações e gastos futuros só para agradar os filhos. Muitas vezes uma boa conversa pode gerar uma redução significativa no bolso dos pais.

Flexibilize o pagamento

Uma compra de materiais escolares no início do ano não costuma ser barato, mesmo tomando os devidos cuidados para economizar, por isso procure locais que facilitem o pagamento sem juros nos cartões ou cheque. Com o pagamento a longo prazo você consegue diluir o impacto de uma grande compra em “suaves prestações”. Mas atenção, pesquise preços e verifique as vantagens entre pagar à vista e parcelado, assim você consegue parcelar o que não teria desconto algum e pagar à vista materiais que o lojista der grandes descontos.

Toda a lista é realmente necessária?

Uma outra dica para economizar na volta as aulas é verificar se toda a lista de material escolar é realmente necessária no início do ano. Converse com os professores ou diretamente na escola para saber quais itens podem ser adquiridos futuramente, ao menos em quantidade sempre é possível economizar, afinal seu filho não vai gastar 2000 folhas de papel A4 já no primeiro bimestre, sendo assim negocie a entrega parcial de alguns materiais escolares e vá adquirindo de acordo com o uso.

54 visitas, 1 hoje