Como ter benefícios consumindo gorduras boas

O Que São as Gorduras Boas?

Ao contrário do que muitos pensam, não existem apenas gorduras prejudiciais à saúde. Parte da gordura dos alimentos faz bem para o organismo humano e, inclusive, previnem diversas doenças. A gordura instaurada, conhecida como ‘colesterol bom’ ou HDL é essencial para quem almeja uma vida saudável e equilibrada.

Vinda de óleos vegetais, as gorduras boas auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e da taxa de triglicérides, além de melhorar toda a circulação sanguínea do corpo e auxiliar na formação hormonal. Para quem está em busca de um corpo bem definido, a gordura boa tem a vantagem de não se depositar na região do abdome, podendo ser consumida sem medo algum, evitando a formação de pneus.

Ômega 9

O Ômega 9 diz respeito à parte de gorduras monoinsaturadas e entrou em pauta nos últimos anos por ser descoberto como uma ferramenta para auxiliar na absorção de vitaminas, principalmente as vitaminas A, E e K.

Gorduras boas - Fontes de ômega 9
Gorduras boas – Fontes de ômega 9

Além disso, o ômega 9 tem como função a proteção cardiovascular, também agindo como isolante térmico e auxiliando na formação de membranas para as células. Os principais alimentos ricos em ômega 9 são o azeite, o amendoim, o abacate e nozes. Uma das maiores vantagens desses alimentos é o fato de serem comuns e de fácil acesso para toda a população.

Alimentos Que São Fontes de Gorduras Boas

As gorduras boas estão muito mais presentes no dia a dia que as gorduras consideradas prejudiciais, principalmente por serem gorduras de origem vegetal. Portanto, se você busca melhorar a saúde, basta colocar mais alimentos simples como frutas e castanhas e diminuir a quantidade de alimentos processados e alterados quimicamente. Quanto mais processador for o alimento, menor será seu valor nutritivo.

Fontes de Gorduras Boas
Fontes de Gorduras Boas

Entre os principais exemplos de fontes gorduras boas, podemos citar o abacate, o azeite de oliva, a azeitona, peixes gordos como o salmão, o atum e a sardinha. Entre as carnes vermelhas, podemos inserir a carne de porco como opção substituta rica em gorduras boas. Além disso, o queijo branco, sementes de chia, linhaça, castanhas e até mesmo o açaí são opções viáveis para os lanches rápidos. Os ovos, que por muito tempo foram grandes vilões dos nutricionistas, foram comprovados como fontes de gorduras boas, pelo teor nutricional de suas claras.

Mude Seus Hábitos!

A mudança de hábito alimentar é o primeiro passo para garantir uma vida mais saudável. Substituir os alimentos processados e ricos em gorduras prejudiciais por opções mais leves e ricas em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas é o caminho para garantir mais qualidade de vida. A leitura de rótulos deve se tornar um exercício durante todas as compras. Lá estão todas as informações que o consumidor deve saber para evitar consumir alimentos errados.

Ficar atento às embalagens, substituir os alimentos demasiadamente gordurosos, conciliar exercícios físicos à dieta e estudar sobre a alimentação são os principais hábitos para quem busca tornar o dia a dia realmente saudável. As gorduras, como vimos, podem ser boas ou ruins, basta ter conhecimento de sua fonte e não exagerar nas quantidades.

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