Saúde e economia utilizando verduras e legumes congelados

Você sabia que a maioria dos verduras e legumes podem ser congelados para serem usados depois sem perder propriedades, vitaminas, e ainda ajudam a economizar boa quantia de dinheiro ?

Agora você aprenderá como fazer da maneira correta

Os vegetais demoram em média 15 dias para chegar em nossas mãos. Este é o tempo entre a colheita e a exposição nas gôndolas, até chegar em nossa casa. O ideal mesmo seria sempre fazer com o produto fresco, recém colheito, porém sabemos que hoje é cada vez mais difícil.

Mas, quando formos comprar é essencial escolher os com melhor aparência, pois assim diminuímos a perda dos nutrientes contidos neles.

O que pode ser congelado ?

Praticamente todas as verduras e legumes, com exceção de tomates, pepinos e rabanetes. Alguns tem que passar por um processo de “branqueamento” que explicaremos a seguir. A batata também, por exemplo, não pode ser congelada crua por causa do amido.

Vegetais a serem congelados “branqueados” : Abóbora, Abobrinha, Acelga (branquear somente a parte verde, a branca congelar crua), Alho, Alcachofra, AspargosBeterraba, Berinjela, Brócolis, Cebola, Cenoura, Cogumelo, Couve, Couve-flor, Espinafre, Mandioca, Mandioquinha, Milho, Quiabo, Repolho, Vagem, entre outros…

Como congelar corretamente as verduras e legumes ?

Aqui entra o processo de “branqueamento” dos vegetais: Eles devem ser limpos e descascados. Após isto, corte em pedaços pequenos e coloque em água fervente por 2 minutos. Após retirar da água fervente, colocar em um recipiente com água gelada.

Este processo fará um choque térmico e manterá as propriedades dos vegetais congelados por muito mais tempo.

Todos estes vegetais podem ser congelados e mantidos no freezer por 6 meses, e quando for fazer sua receita, basta pegar o recipiente e utilizar o necessário.

É importante guardar em porções pequenas, pois assim poderá descongelar por completo cada porção quando for utilizar.

Aproveitando as safras dos vegetais

Sabemos que os preços do vegetais variam muito, principalmente de acordo com a safra. Também é possível economizar um bom dinheiro comprando em quantidades maiores.

Aproveitando uma oportunidade de bom preço você pode comprar os vegetais, limpar, cortar, branquear e guardar congelados por 6 meses.

Além da economia na hora da compra, você também economiza sem ter que passar toda hora no mercado para comprar um ou dois vegetais para fazer sua refeição.

 

 

241 visitas, 1 hoje